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Literatura: Teoría, Historia, Crítica
versão impressa ISSN 0123-5931
Resumo
VILLALBA ROJAS, Rodrigo Nicolás. Poesía guaraní de entre-lugar. Da(s) língua(s) às articulações do mito nacional no cancioneiro Ocara potÿ, de Narciso R. Colmán. Lit. teor. hist. crit. [online]. 2022, vol.24, n.2, pp.201-236. Epub 23-Ago-2022. ISSN 0123-5931. https://doi.org/10.15446/lthc.v24n2.102105.
O objetivo deste artigo é, primeiro que tudo, recuperar parte da obra poética do Narciso R. Colmán que nunca foi reimpressa, o cancioneiro popular Ocara potÿ (1917, 1921), o primeiro livro de poemas em guarani publicado no Paraguai. Em segundo lugar, oferece uma maneira de abordar o trabalho, com base numa análise e comparação de procedimentos literários e representações da língua, assuntos e nação, a partir da perspectiva dos estudos culturais latino-americanos. Neste sentido, recuperamos os antecedentes desta literatura em guarani e depois refletimos sobre a construção da poesia como um espaço onde as línguas mais faladas no Paraguai, guarani e espanhol, se cruzam, mas também como um entre-lugar onde as representações da comunidade (camponesa/urbana) e os motivos nacionais estão em tensão. Nossa análise revela como esta poesia "folclórica" transcende o motivo de costumbrismo e articula significados que interagem com o mito nacional a partir dos limites do poder.
Palavras-chave : cancioneiro; Guerra da Tríplice Aliança; literatura em Guarani; nação; Paraguai.