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versão impressa ISSN 0124-8693versão On-line ISSN 2539-0554
Resumo
FRANCO CANON, Omar. LÚDICA E DESIGN, UM CENÁRIO ECONÔMICO EMERGENTE NO CONTEXTO NACIONAL E REGIONAL. Tend. [online]. 2020, vol.21, n.1, pp.110-129. ISSN 0124-8693. https://doi.org/10.22267/rtend.202101.129.
Historicamente, a dinâmica do brincar estava associada a cenários exclusivamente pedagógicos e didáticos. Atualmente, o lúdico e sua mecânica alcançaram um espaço de considerações a partir do design, o que lhe permitiu se tornar um fator diferencial e alternativo no desenvolvimento de produtos, bens e serviços no cenário nacional e regional. O objetivo deste artigo é destacar esses espaços emergentes de jogo como recurso de design no campo econômico, descrevendo sua importância e a possibilidade que ele oferece em aspectos como inovação e experiência do usuário. Nessa perspectiva, a concepção de um design com abordagem lúdica como plataforma metodológica torna-se um amplo campo traçado por elementos transdisciplinares que sugerem a presença ativa de diferentes perspectivas de pesquisa e métodos de ação. De diferentes casos que são paradoxais e relatórios oficiais de entidades nacionais e regionais; o surgimento de economias que consolidam suas atividades é evidente a partir da mecânica lúdica gerada a partir do design. Em suma, este artigo aponta a atual incidência dessas novas dinâmicas comerciais apoiadas pela dinâmica do lazer e que se destinam a se tornar alternativas na diversificação de mercados e que impactam positivamente o desenvolvimento do país e da região.
JEL: A12, A13, B21, L82, L83
Palavras-chave : brincalhão; design; experiência; economias emergentes; gamification..