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Opinión Jurídica
versão impressa ISSN 1692-2530versão On-line ISSN 2248-4078
Resumo
MACHADO, Bruno Amaral e VILLA, Lucas. Aporias criminológicas: “Coringa” e a desconstrução do binário herói/vilão. Opin. jurid. [online]. 2021, vol.20, n.41, pp.315-343. Epub 11-Nov-2021. ISSN 1692-2530. https://doi.org/10.22395/ojum.v20n41a12.
O artigo propõe análise criminológica e filosófica do filme "Coringa", de Todd Phillips. A partir da categoria memória social, sob a lente da desconstrução, pretendemos (re) imaginar o binário herói/vilão que estrutura a narrativa fílmica hollywoodiana. Nesse ponto, propomos repensar o binário verdadeiro/falso para descrever e desafiar as imagens estabilizadas sobre os enunciados da ciência. Sugerimos que as narrativas em torno da cidade mítica, povoada por heróis e vilões, conformam parte da memória social desse gênero peculiar na história do cinema. O cenário descrito é reelaborado a partir das semânticas criminológicas que articulamos ("criminologias de médicos, advogados e sociólogos") no debate com o leitor. Na última parte, pelas mãos de Jacques Derrida, propomos lente filosófica pós-metafísica da narrativa fílmica. A partir da desconstrução do binário herói/vilão investimos nas brechas que levam à desconstrução do binário verdadeiro/falso, estabilizado no discurso científico, e do binário criminológico etiologia/reação social. Ao final, sugerimos que a proposta fílmica do Coringa se constitui em paradigma para se pensar as criminologias "do" cinema.
Palavras-chave : cinema; memória social; semânticas criminológicas; verdade; desconstrução.