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CS
versão impressa ISSN 2011-0324
Resumo
HOYOS, LUZ ADRIANA. Rosas e espinhos. Representações das mulheres na arte colombiana 1868-1910. CS [online]. 2015, n.17, pp.83-107. ISSN 2011-0324. https://doi.org/10.18046/recs.i17.1970.
Este artigo apresenta as principais abordagens e conclusões da pesquisa "Mulheres Visíveis/ Mulheres invisíveis. Representações das mulheres na arte colombiana 1868-1910". A análise de pinturas, desenhos e séries litográficas de quadros de costumes durante o período escolhido mostra como as representações das mulheres legitimaram modelos diferenciados para os diferentes setores sociais. A metodologia utilizada é própria da História Cultural que estuda as representações e a difusão e circulação das produções culturais. Como categorias de análises usaram-se os conceitos de Pierre Bordieu: Campo, Distinção e Habitus que foram aplicados especificamente à época estudada e permitiram determinar a influência que as elites exerceram tanto e na produção das obras de arte, como na criação de práticas que, associadas aos manuais e à imprensa dedicada às mulheres definiram formas de comportamento que atribuíram a estas características morais e cristãs específicas. O estudo conclui como uma grande parte dos retratos femininos selecionados definiu um modelo idealizado de mulher que se u às estratégias de difusão estabelecidas pelos grupos de elite.
Palavras-chave : Rosas e espinhos; Representações das mulheres na arte colombiana 1868-1910.