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Praxis & Saber
versão impressa ISSN 2216-0159
Resumo
GALAZZI, Laura. As derivas do pensamento cinematográfico como estímulo para o ensino da filosofia. Prax. Saber [online]. 2021, vol.12, n.29, pp.95-109. Epub 16-Out-2021. ISSN 2216-0159. https://doi.org/10.19053/22160159.v12.n29.2021.11607.
Neste artigo, o cinema é considerado como uma forma de pensar. Três modalidades de pensamento cinematográfico são exploradas, com base nas classificações teóricas gerais que surgem nos estudos cinematográficos, com o objetivo de elaborar possíveis contribuições para o ensino da filosofia. O primeiro baseia-se no cinema clássico e está ligado a uma perspectiva instrumental sobre o uso do cinema na educação, que visa melhorar as habilidades lógico-racionais ou ser uma ferramenta crítica de racionalidade instrumental. A segunda modalidade se refere às explorações do cinema moderno. Este pensamento está ligado às modalidades de trabalho no ensino da filosofia, que está aberto a afetos, corpos e outras perspectivas das explorações pedagógico-filosóficas contemporâneas. Finalmente, propõe-se, com base no cinema digital, incorporar a produção de produtos audiovisuais como uma modalidade de trabalho na sala de aula de filosofia. Os fundamentos estético-políticos desta necessidade são desenvolvidos e o tipo de consumo de imagens na cultura contemporânea é discutido. Em seguida, a experiência de uma oficina sobre a produção de filmes de um minuto em que trabalhamos a partir desta perspectiva é documentada.
Palavras-chave : cinema, ensino de filosofia; ensino audiovisual; educação; pensamento.