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Praxis & Saber

versão impressa ISSN 2216-0159

Resumo

LAUERMANN, Vanessa; SANTOS, Paulo Ricardo dos  e  BARBOSA, Débora Nice Ferrari. Multimodalidade e jogos digitais como recursos motivadores para aprendizagem de língua inglesa no ensino médio. Prax. Saber [online]. 2022, vol.13, n.34, pp.174-192.  Epub 12-Mar-2023. ISSN 2216-0159.  https://doi.org/10.19053/22160159.v13.n34.2022.13105.

Esta pesquisa investiga como as práticas pedagógicas que envolvem a multimodalidade e os jogos digitais motivam a aprendizagem do inglês como língua adicional no contexto do ensino médio. Caracteriza-se como uma pesquisa quali-quantitativa, de natureza aplicada. Nesse sentido, foi proposta e aplicada uma prática multimodal, com aporte dos jogos digitais, para suportar o processo de leitura, de compreensão textual e de escrita em língua inglesa, para alunos do ensino médio. A prática foi aplicada no formato de duas aulas para dois grupos de contextos diferentes, abrangendo estudantes de idades entre 15 e 21 anos. A coleta de dados se deu através de questionários com perguntas abertas e fechadas com os alunos e de entrevistas semiestruturadas com os professores responsáveis pela aplicação das aulas. O conteúdo obtido através destes instrumentos foi submetido a análise de conteúdo e a análise de sentimento. A partir da análise dos resultados, verificou-se que as práticas multimodais aliadas aos jogos digitais influenciam na motivação dos sujeitos no processo de leitura, de compreensão textual e de escrita em língua inglesa, favorecendo assim o processo de aprendizagem da língua.

Palavras-chave : língua inglesa; multimodalidade; jogos digitais; motivação.

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