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Revista Colombiana de Sociología

versão impressa ISSN 0120-159X

Resumo

CANO MOLINA, Paola Andrea. Músicas populares em Cali nos anos setenta: dinâmicas do campo de produção cultural. Rev. colomb. soc. [online]. 2017, vol.40, suppl.1, pp.175-192. ISSN 0120-159X.  https://doi.org/10.15446/rcs.v40n1Supl.65912.

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre as músicas populares originadas em Cali (Colômbia) durante os anos setenta e as dinâmicas do campo de produção cultural. Trata-se de uma aproximação que permite caracterizar os processos de produção e circulação dos gêneros musicais que foram divulgados, principalmente, por meios de comunicação, num período histórico de intensas transformações na cidade. Assim, este estudo se foca nos atores, nas dinâmicas sociais e nos produtos culturais da música romântica, do rock e das músicas para dançar, que estruturaram um campo cultural com características próprias. A metodologia do estudo teve uma abordagem qualitativa com um desenho documental que permitiu analisar e interpretar a trama de ações, sentidos e interesses que configuram o fenômeno (Bonilla-Castro e Rodríguez, 1997). Realizou-se uma revisão extensa de imprensa correspondente à década de setenta num jornal local e examinaram-se outros documentos como fotografias e material bibliográfico. De maneira complementar, realizaram-se doze entrevistas semiestruturadas guiadas pelos objetivos deste trabalho. A partir da análise dessa informação, evidenciaram-se diferenças nos capitais econômicos acumulados nos três gêneros estudados. Conclui-se que as dinâmicas de produção cultural nos anos setenta são amostra da maneira em que as músicas se relacionam com diferentes culturas e classes sociais (Frith, 1987) e indicam certas conexões entre etnicidade, classe e som, o que propõe outra forma de ler o tema nesse período. Além disso, indicam que a dinâmica de produção cultural estava relacionada com as poucas possibilidades que a cidade oferecia, em termos de recursos tecnológicos, para a gravação e a difusão das músicas populares.

Palavras-chave : Bourdieu; campos; história; músicas populares; produção cultural; Santiago de Cali.

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