Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Citado por Google
- Similares em SciELO
- Similares em Google
Compartilhar
Folios
versão impressa ISSN 0123-4870
Resumo
MORENO PINEDA, Víctor Alfonso; SILGADO RAMOS, Alex e PEREZ CORDOBA, Alder Luis. A música social latino-americana em Calle 13. Um estudo sob a perspectiva histórica discursiva. Folios [online]. 2020, n.52, pp.103-119. Epub 18-Dez-2020. ISSN 0123-4870.
Este artigo de pesquisa apresenta a análise dos recursos linguísticos, as estratégias discursivas e retóricas presentes nas letras do grupo musical Calle 13, para colocá-las dentro da tradição da canção social latino-americana. Para isso, enquadramo-nos na perspectiva histórica discursiva, uma abordagem teórica metodológica, que pertence à corrente multidisciplinar da ACD (Wodak, 2003, 2011). De acordo com García Canclini (1977, 1990), o conceito de canção social latino-americana é definido como uma forma de arte popular, à qual pertence a proposta lírica musical de Calle 13. O corpus analisado consiste em nove músicas da Calle 13 tiradas de seus álbuns e colaborações. O trabalho propõe como categorias de análise as macroestruturas semânticas, a intertextualidade e a interdiscursividade, as figuras retóricas e os topoi. No final, conclui-se que a Calle 13 participa da música social latino-americana, pois suas letras constituem outra possibilidade de exaltação da América Latina e apropriação de valores culturais nacionais e locais; além de uma voz de resistência, denúncia e luta anti-imperialista.
Palavras-chave : Calle 13; canção social latino-americana; perspectiva discursiva histórica; ma-croestruturas semânticas; intertextualidade e interdiscursividade.