SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2O que os brasileiros pensam acerca da velhice LGBT? Suas representações sociaisO impacto da sequência visual na compreensão simbólica de ações em imagens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Avances en Psicología Latinoamericana

versão impressa ISSN 1794-4724versão On-line ISSN 2145-4515

Resumo

PAEZ-ARDILA, Héctor Andrés; LOPES CAMPOS, Ítalo Sergio  e  GOUVEIA JR, Amauri. Evidências do efeito de ganhar ou perder em níveis de raiva e ansiedade em lutadores de judô. Av. Psicol. Latinoam. [online]. 2020, vol.38, n.2, pp.173-190.  Epub 20-Fev-2021. ISSN 1794-4724.  https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.6950.

A agressão é um comportamento que implica uma ativação simultânea de componentes fisiológicos, bioquímicos, neurológicos, comportamentais e emocionais tais como a ansiedade e a raiva. Nos humanos, os esportes se podem considerar como uma forma de exibição porque permite que a agressão se expresse com uma baixa probabilidade de dano permanente aos sujeitos. As competições se têm empregado como modelos para avaliar a ativação produzida pelas diferentes etapas da concorrência como o resultado do combate. O Judô tem sido usado como um modelo de agressão competitiva para avaliar as diferentes respostas do corpo em comportamentos agonísticos em humanos, pois oferece um contexto similar aos estudados em brigas de animais.

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de ganhar/ perder nos níveis de raiva e ansiedade em lutadores de judô já vinculados à Federação de Judô de Pará, Brasil. Se utilizaram as escalas psicométricas STAXI e STAI e seus resultados foram usados em uma análise de correlação para conhecer a interação entre os componentes das escalas com o número total de golpes, utilizando uma avaliação pre/pós briga e a filmagem das lutas. Encontraram-se diferenças entre ganhadores e perdedores estatisticamente significativa (p< 0.05); perdedores apresentaram maiores níveis de raiva, enquanto a ansiedade foi maior para os ganhadores. Sendo que, o judô é um meio competição, onde podem expressar-se de forma socialmente aceitada, ditos comportamentos.

Palavras-chave : agressão defensiva; agressão ofensiva; esportes; ansiedade; raiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )