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Entramado

versão impressa ISSN 1900-3803

Resumo

ZULUAGA-RAMIREZ, Carlos Mauricio  e  GOMEZ-SUTA, Manuela del Pilar. Metodologia de ensino lúdico para a programação dinâmica determinista em um contexto universitário. Entramado [online]. 2016, vol.12, n.1, pp.236-249. ISSN 1900-3803.  https://doi.org/10.18041/entramado.2016v12n1.23124.

Este artigo apresenta os resultados de um processo de pesquisa desenvolvido pelo Grupo sobre o Ensino de Pesquisa Operacional (GEIO), pertencente À Faculdade de Engenharia da Universidade Tecnológica de Pereira são apresentados - Colômbia, onde a diversão é levantada como metodologia de ensino para gerar microworlds que permitiriam que os estudantes das universidades internalizar difícil de entender conceitos matemáticos métodos reducionistas. pesquisa documentada foi realizada com um grupo de estudantes da Faculdade de Engenharia Industrial, com a qual o conceito de programação dinâmica determinista trabalhou, focado no equilíbrio utilizando uma linha lúdica de um processo de produção têxtil. A aplicação prática foi avaliada pelo perito processo de validação e permitiram concluir que a metodologia lúdica proposto por GEIO é clara, relevante e viável, coerente e é uma ferramenta para representar sistemas reais, onde os alunos podem facilmente associar conceitos teóricos a situações práticas, chegando a gerar aprendizagem significativa por meio da interação dos participantes com o contexto simulado.

Palavras-chave : Lúdico; metodologia de ensino; aprendizagem; educação; engenharia; pesquisa operacional significativa.

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