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Antipoda. Revista de Antropología y Arqueología

versão impressa ISSN 1900-5407

Resumo

LOPEZ PEREZ, José Alejandro. Reflexos da penumbra: o desaparecimento forçado na Colômbia e a obra Relatos nebulosos. Antipod. Rev. Antropol. Arqueol. [online]. 2023, n.52, pp.117-142.  Epub 27-Jul-2023. ISSN 1900-5407.  https://doi.org/10.7440/antipoda52.2023.05.

Em 2019, dirigi o documentário instalação-performance Relatos nebulosos (RN), estrelado por parentes de pessoas desaparecidas à força na Colômbia. O objetivo deste artigo é usar essa obra para, em primeiro lugar, analisar a visibilização artística dessas vítimas, que são resilientes e exigem justiça, e, em segundo lugar, alimentar a crítica de arte que estuda sua luta. Para isso, estabeleço três eixos. O primeiro é de contextualização, ao mencionar as histórias dos protagonistas de RN, ao fornecer informações relacionadas às regiões a que se referem e ao contribuir com ideias gerais do que significa o desaparecimento para esses familiares, que vivem na incerteza por não saberem o destino de seus entes queridos. O segundo indica uma posição ética que me permitiu testemunhar que os protagonistas, diariamente, desenvolvessem uma montagem documental que exige de seus corpos para serem e que têm sentimentos mistos com os documentos dessa montagem (afeição por fotografias e rejeição de documentos burocráticos). O terceiro aponta para a importância de a arte propor novas formas de dar voz às vítimas, explica como busquei criar essas formas rearticulando a montagem cotidiana dos protagonistas para o RN e estabelece metáforas entre a materialidade desse trabalho e o desaparecimento forçado. Conclui-se que o improvável é fundamental em RN; que a arte pode externalizar a incerteza desses familiares e promover o fortalecimento de estratégias sociais para encontrar os ausentes, de modo que seus familiares possam encontrar paz interior; e que, a partir de cenários acadêmicos e não acadêmicos, pode-se construir um mundo em que esse crime possa ser combatido. A originalidade do artigo está no fato de revelar partes do processo criativo de RN, analisando a rearticulação que faz da montagem cotidiana dos familiares em uma instalação performativa, o que inclui o estudo de seu trabalho com formatos burocráticos relacionados ao desaparecimento.

Palavras-chave : conflito armado na Colômbia; desaparecimento forçado; documentário; instalação; performance; visibilização das vítimas.

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