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Literatura: Teoría, Historia, Crítica
versão impressa ISSN 0123-5931
Resumo
MOLANO MARTINEZ, Astrid Paola. Danzantes del viento/Bínÿbe Oboyejuayëng, de Hugo Jamioy, como obra-semente: uma aproximação de alguns processos coletivos de produção e edição. Lit. teor. hist. crit. [online]. 2022, vol.24, n.2, pp.55-85. Epub 19-Ago-2022. ISSN 0123-5931. https://doi.org/10.15446/lthc.v24n2.102190.
Este artigo propõe entender o poemário Danzantes del viento/Bínÿbe Oboyejuayëng, do oralitor camentsa Hugo Jamioy, como obra-semente, cheia de potencial para germinar e florescer na interação com diferentes terras ou instâncias comunitárias e do campo literário. Com um olhar principalmente externo, será feita uma aproximação dos processos de criação e edição de Danzantes del viento/Bínÿbe Oboyejuayëng, através da análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com o oralitor, o designer da edição da Universidade de Caldas e os editores da Biblioteca Básica dos Povos Indígenas, da Biblioteca Básica de Cultura Colombiana e de Frailejón Editores. Conclui-se que, embora a figura de Hugo Jamioy como oralitor seja fundamental, a comunidade camëntsá e os diversos atores e instituições do campo editorial são pilares na construção de sentidos e na apropriação de Danzantes del viento/Bínÿbe Oboyejuayëng.
Palavras-chave : comunidade camêntsá; criação; Danzantes del viento/Bínÿbe Oboyejuayëng; edição; Hugo Jamioy; oralitor.